O que é sororidade?

Oi charmosa, tudo joinha contigo? Espero que sim! Dando continuidade aos assuntos abordados sobre o Feminismo, hoje falarei a respeito da sororidade que é antônimo de fraternidade .  Esse “palavrão” é usado entre as feministas para serem tratadas como irmãs tendo o máximo de respeito possível, pois o significado dessa palavra vem do latim “sóror” = irmã,  já que fraternidade também se originou do latim “frater” = irmão. E o que irmãs devem fazer umas pelas outras? Proteger, respeitar, confidenciar segredos, não julgar pelos erros cometidos, mas sim, tentar entender e buscar soluções para os problemas.

Pôr em prática a sororidade é um exercício meio difícil, pois somos induzidas desde cedo a ver outra mulher como rival em todos os aspectos, mas se pararmos para pensar, essa influência surgiu por causa do patriarcado e machismo vivenciados pelas famílias.  Isso impede que as mulheres se respeitem, pois essa expectativa de ser melhor do que a outra só nos traz desentendimento e desvantagens.

A sororidade é o pontapé inicial para uma boa relação entre as mulheres, porque podemos criar vínculos entre todas, como uma corrente unindo mulheres de qualquer classe social. Deixar de lado o preconceito não é tão fácil, mas precisamos nos unir por nós mesmas.

Acredito que antes de jugar outra mulher, seria melhor procurar entende-la, o mundo já está se encarregando de nos culpar pela maioria das desgraças, por isso que devemos nos unir, pois quanto maior e mais forte for essa corrente, mais fácil será de enfrentarmos as batalhas.


Share this:

JOIN CONVERSATION

16 comentários:

  1. Parabéns pelo post! Sempre gosto quando vejo blogueiras querendo ensinar aos leitores sobre feminismo, porque quando mais informação as pessoas tiverem, menos preconceituosas elas serão. Eu até tento fazer isso no meu blog, mas de forma bem tímida, porque meu assunto principal é literatura, então eu faço uma crítica aqui e outra ali.
    Você conseguiu explicar de forma bem objetiva o que é sororidade, uma coisa que acho difícil de explicar. Quando penso em rivalidade entre mulheres, lembro daqueles conselhos que a gente ouve na adolescência, principalmente coisas do tipo: "Não confia naquela ali, ela é muito falsa, vai acabar roubando seu namorado". A sororidade é um ato lindo onde descontruímos a todo momento a nossa socialização.
    Parabéns por trazer esse tema aos seus leitores!

    http://loucura-por-leituras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá Lethycia, fico extremamente feliz ao ler seu comentário, o mínimo que você ecreve sobre o movimento já é muito importante. Realmente, a adolescência tem muito dessas coisas, como é que pode roubar um homem? só se for um sequestro, se o cara deixa ou trai a gorota é por vontade própria e não forçadamente. Muito obrigada pela sua visita. Um beijo!!!

    ResponderExcluir
  3. Adoreii! Achei algo novo e bacana espero por mais posts assim.falando informando mais sobre o feminismo ❤❤bjs

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho lido bastante coisa sobre a sororidade, nós precisamos mesmo pratica-lá. Desde criança somos instruidas que a outra mulher é sua rival e que ela não presta, né? Mas nós precisamos nos unir pra quebrar essas correntes. Muito bom o post <3

    ResponderExcluir
  5. Confesso que defendo o modo femininsta porém não dessas que participam . Confesso que sou meio "igonorante" nos termos usados. Seu texto foi muito explicativo e foi ótimo entender um pouco mais dos termos usados . Beijos e belo post

    ResponderExcluir
  6. Muito legal o post, não conhecia a palavra e foi bom saber um pouco mais

    ResponderExcluir
  7. Amei o post, é muito importante esse tipo de atitude para concientizar as pessoas e informar mais.

    ResponderExcluir
  8. As mulheres precisam mais ter empatia uma pelas outras. Parabéns pelo post, mana. <3

    ResponderExcluir
  9. Maria Fernanda! Utilidade pública o seu post, parabéns, sério! Muito informativo. Você explica tudo direitinho. Tô amando ver como nós mulheres estamos começando a nos tratar, com tanto amor e respeito. Beijos IRMÃ, sucesso com seu blog!

    ResponderExcluir
  10. "E o que irmãs devem fazer umas pelas outras? Proteger, respeitar, confidenciar segredos, não julgar pelos erros cometidos, mas sim, tentar entender e buscar soluções para os problemas." Sempre, pra sempre!! Adoro textos onde aprendo mais e mais sobre esse universo que é novo pra mim. Ótimo, adorei mesmo!

    ResponderExcluir
  11. Isso ai! Amei o post !! Que esse seu post alcance mt mulheres e que elas percebam que precisamos estar unidas!

    ResponderExcluir
  12. Adorei! Post super útil, que todas nós mulheres deveríamos ler!!
    Sucesso! :)
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Super concordo, somos criadas desde pequenas a competir com as outras mulheres por tudo! E se esse pensamento mudasse as coisas seriam muito mais fáceis pq teríamos aliadas e amigas e não uma competição sem sentido algum.
    Alias, adorei o blog e assuntos abordados :)

    ResponderExcluir
  14. Adorei, Post muito bacana, nunca tinha lido o post desse tipo !! Bjoos ❤

    ResponderExcluir
  15. Legal. Não sabia o que era sororidade. Todo tipo de conhecimento é válido. Beijos.

    ResponderExcluir
  16. Gostei! Não sabia o que era sororidade. Toda forma de conhecimento é válido. Beijos

    ResponderExcluir