Sete passos para sair do vermelho e organizar suas contas

Olá charmosa, hoje é dia de falarmos sobre economia, pois para que a nossa vida pessoal fique bem também precisamos manter o controle de nossas contas, ultimamente parece impossível ter uma vida folgada com quase nenhuma dívida, pois a crise financeira que o país está passando certamente nos deu uma rasteira. Contudo, se você for organizado vai dar para sair do vermelho e quem sabe guardar uma graninha.


1º PASSO – Conscientize-se de que está endividado e precisa se organizar, já que você está lendo esse post foi porque já tomou essa decisão.  A importância de pôr os pés no chão em relação aos seus gastos é imprescindível, pois não podemos tapar o sol com a peneira e empurrar as dívidas com a barriga para sempre.

2º PASSO – Anote tudo, mas tuuuuudo mesmo que você está devendo um por um em uma planilha ou caderninho separados só para isso. Você não poderá deixar nada fora da lista até o pãozinho do café da manhã ou a manicure que você vai uma vez por semana, porque não podemos nos enganar, a auto sabotagem sempre nos ronda, por isso você precisa está ciente de tudo.


3º PASSO – Organize suas contas escrevendo no caderno ou planilha primeiro o que você deve, em seguida a numeração da parcela que está essa dívida (se não tiver parcela, passe um traço só para deixar organizadinho), no final da linha escreva o valor da parcela. Gosto de usar um marca texto nas contas que estão acabando no mês, quanto mais marcadas, mais feliz e aliviada me sinto.

 4º PASSO – Em relação ao cartão de crédito você deve abrir uma  subcategoria, Exemplo:
 
Item
Parcela
Valor da parcela
*Cartão de crédito A:



Loja dona flor                                      
2-4                                                    
89,90
Farmácia
1-2                                                    
35,45












Essa forma é melhor para controlar o cartão, pois você saberá o que está devendo nele com clareza, já que tudo está bem dividido e explícito.  Depois de levar o susto guarde os cartões em casa e tente não usa-los por um tempo.


5º Passo – Segure a onda e tente gastar menos, pois tudo que você comprar vai interferir no orçamento e se não economizar nunca sairá do vermelho, comer fora deverá ser quase um artigo de luxo, pois você gasta muito com isso.


6º Passo - Divida as suas contas em três partes, exemplo: Necessárias – mercado, plano de saúde, água, luz, telefone... Relevantes – assinaturas de revistas, jornais ou TV; academia... Supérfluos - deliverys de fast food, sair p comer fora, cinema, viagens...  Desta forma você poderá cortar muitos gastos, pois dá para economizar nas contas necessárias, rever o que realmente é relevante e diminuir a lista dos supérfluos.


7º PASSO – Faça uma poupança e toda vez que sobrar uma graninha guarde, pois você vai precisar futuramente.


Como já falei o primeiro passo você já deu, porque está lendo esse texto, agora vamos para o segundo e assim por diante, sabemos que é um trabalho um pouco demorado, mas não custa nada tentar, aliás, você só tem a ganhar e daqui a um tempo poderá dormir com tranquilidade sem se preocupar com o SPC, SERASA ou cheque especial. Estou torcendo por você, tenha foco, estabeleça uma rotina e tudo dará certo.



Quer ficar por dentro de tudo que acontece aqui? Então, siga o blog pelas redes sociais. Seu comentário é muito importante para o crescimento e melhoria do blog, se você é blogueira deixe o seu link para eu poder te visitar também.  Obrigada! 

Share this:

JOIN CONVERSATION

19 comentários:

  1. Ameeeeeeei ❤
    Eu usa um app no meu smartphone para controlar os gastos... Mas daí eu passei a usar o Excel, e nossa, ele é muuuuuito bom, e hoje eu tenho o controle totalde tudo que eu gasto!
    http://www.since1997.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Organizar as contas é muito bom, pois a gente se sente mais leve!

      Excluir
  2. Oii Maria linda,

    Adorei seu post, menina do céu, estava precisando de uma ajudinha quanto a isso, infelizmente passei por uns perrengues tudo pela questão de falta de organização.
    Post muito útil, parabéns!

    Beijos.
    Tamires

    https://nossomundorose.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois que a gente acostuma fica fácil se organizar. Beijos!!!

      Excluir
    2. Maria,

      Te indiquei aos prêmios Dardos, pois gosto muito do seu trabalho como blogueira, ainda mais por você ser tão humana e tão atenciosa, sou sua fã! Espero que goste!

      Um beijo.
      Tamires
      https://nossomundorose.blogspot.com.br

      Excluir
    3. Oi Tamires, muito obrigada pela indicação, com certez vou fazer. Beijos!!!

      Excluir
  3. Gostei muito do post, e adorei as dicas, realmente hoje em dia ninguém merece ficar no vermelho, eu particularmente não tenho cartão de credito e na boa não sinto falta, caso contraio não conseguiria me controlar, beijos!
    http://garotadelicada20.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conseguir viver sem cartão de crédito é uma grande conquista, pois ele muitas vezes nos puxa para o buraco da inadiplência. Parabéns pela atitude! Beijos!!!

      Excluir
  4. Amei suas dicas, já prático elas a um tempo e isso vem me ajudado muito!
    Beijos,
    www.hitsdomomento.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A organização faz a nossa vida andar nos trilhos, não é mesmo? Beijos!

      Excluir
  5. Adorei as dicas,é sempre muito útil ler algo sobre isso! Eu espero nunca entrar no vermelho e sempre curto aquela ideia de economizar é sempre bom!
    Seguindo o blog ♥,
    Beijas,
    Mundo perdido da Carol

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol, também tenho muito medo de cair no vermelho rsrsrs. Muito obrigada por seguir o blog. Beijos!!!!

      Excluir
  6. obrigada pelo comentário <3
    excelentes dicas :D

    www.pinkie-love-forever.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Achei muito bom o post, ótima dica!
    Minha mãe faz mais ou menos isso, todo mês ela anota todas as contas que vai pagar, e assim fica bem organizada, e sabe direitinho o que deve e para quem.
    Eu não estou tendo problemas com dívidas, na verdade meu problema é mais com o planejamento dos meus gastos: esse mês já estou quase sem dinheiro, porque gastei muito comprando livros. E agora, sei que no mês que vem vou ter que estabelecer um limite.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lethycia, você tem um grande exemplo de organização em casa. Fazer um planejamento para se organizar é ainda mais simples. Boa sorte.

      Excluir
  8. As coisas estão complicadas hoje em dia, principalmente por causa da crise e do aumento dos preços... Então ter controle de todos os nossos gastos se torna ainda mais necessário.
    Muito bom o post, as dicas são ótimas!

    https://mundodalis.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  9. As coisas estão complicadas hoje em dia, principalmente por causa da crise e do aumento dos preços... Então ter controle de todos os nossos gastos se torna ainda mais necessário.
    Muito bom o post, as dicas são ótimas!

    https://mundodalis.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  10. Que dicas bacanas...eu gosto,pois ajudar pra não perder alinha...compartilhando...

    ResponderExcluir